quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Kleber Andrade. Sempre tem um contra.

Semana passada o jornalista da Folha de São Paulo, Sérgio Rangel, esteve no Espírito Santo para fazer uma reportagem sobre os investimentos do governo nas praças esportivas e sobre a situação dos clubes capixabas de futebol. Fruto de sua pesquisa foi publicada uma matéria na edição online do jornal no dia 26(domingo). Clique aqui para ler a matéria:

A matéria assinada pelo jornalista Sérgio Rangel, diz que o Espírito Santo (excluído da Copa do Mundo e periferia do futebol nacional) vai tentar tirar uma “casquinha” da competição mundial, usando dinheiro público na construção do estádio Kleber Andrade, que após a copa ficará sem uso. Um “Elefante branco”. Ontem fui a uma palestra do Juca Kfuri, jornalista da CBN e ESPN. A posição do Juca é a mesma do Sérgio Rangel, só que este não citou o ES e sim cidades como Manaus e Cuiabá.

É claro que sempre temos que ficar de olho nas possíveis obras superfaturadas do governo e dos desvios de verbas. Mas o que mais me intriga é o fato de que sempre que parece que o futebol capixaba vai finalmente começar a andar para frente, tem alguém para puxar (ou ao menos tentar) para trás.

Outro fato importante é: nós, capixabas, também arrecadamos dinheiro para a reforma do Maracanã, que está avaliada em 1 bilhão e para a construção da nova Fonte Nova, em salvador (500 milhões), além dos outros estádios. É tudo dinheiro público e parte é dinheiro nosso. O que a população capixaba ganha com a construção de um estádio em Manaus? Em Cuiabá? Nada!

A compra do estádio Kleber Andrade pelo Governo do Estado do Espírito Santo foi um gol de placa para o nosso futebol. Foram raras as gestões do governo estadual que ajudaram o esporte capixaba, que sempre sofreu com a falta de estrutura, patrocínio e com administração irresponsável em alguns clubes e gestão corrupta na Federação de Futebol (o que vem acontecendo até hoje).

O ex-presidente do Rio Branco Atlético Clube, Kleber José de Andrade (que dá nome ao estádio em Cariacica), quando teve a idéia de construir uma arena para o Rio Branco, foi criticado e chamado de “louco” por sua “ousadia”. “Esse estádio é inviável, a obra é dinheiro jogado fora, um sonho que nunca alcançarão” disse o então engenheiro da Companhia Vale do Rio Doce. Porém, apaixonado pelo futebol e pelo seu Rio Branco, persistiu e deu início às obras que previa um estádio com capacidade para 80 mil torcedores, o que na época seria o segundo maior estádio particular do Brasil (perdendo apenas para o Morumbi). Nos anos 80 o Kleber Andrade batia recordes de público, vide a vitória do Rio Branco sobre o Vasco em 86, quando todos os 32 mil ingressos foram vendidos e mais de 40 mil pessoas assistiram ao jogo. Hoje, quase 30 anos depois da inauguração do Estádio Kleber Andrade, continua aparecendo pessoas contra a idéia. E volto a dizer, sempre que aparece algo para ajudar o nosso estado a desenvolver o nosso futebol, aparece uns e outros indo contra isso. Nós (torcedores, jogadores, jornalistas, cidadãos e apoiadores do futebol capixaba), merecemos esse estádio. Merecemos ter uma arena digna para a prática do nosso futebol. Para que torcer pelos nossos times, que é tão difícil hoje em dia no Espírito Santo, se torne mais fácil para o torcedor capixaba.

3 comentários:

  1. Ao meu ver o Kleber Andrade será um ótimo estádio para o estado, mas que reflete infelizmente a inferiorização da mente de quem o projetou para o nosso futebol. Será uma bela obra de arte, mas: arquibancadas separadas, longe (bem longe) do campo e será um estádio aberto (ou seja, o grito do torcedor não será ouvido no gramado)... pra mim, um local muito bonito, mas nada funcional para futebol!! a menos que queiram apenas espectadores e não torcedores...

    abraço...ótimo blog

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o amigo acima...
    com a construção do novo kleber andrade, é fato que o estado queira passar os principais jogos do estado para esse estádio, por isso duas arquibancadas (uma de cada lado) sem chance de aproximação de trocedores (cada torcida entrará de um local diferente)..
    mas a parte ruim é que, o Rio Branco, mandará jogos lá (até aí tudo bem) mas imagina um clássico, o estádio tem capacidade pra 20MIL(10mil cada lado), e teria q ser colocado 50% de ingressos pra cada equipe, oqe não acontece no Araripe.. e colocar duas torcidas rivais na mesma arquibancada seria burrice, por isso não gostei, em um classico de 2 jogos a divisão de torcidas será desigual...

    ResponderExcluir
  3. O futebol capixaba merece um palco digno, assim como merece uma gestão de primeiro mundo. Sou a favor da recnostrução do Kléber Andrade, assim como gostaria de ver uma nova gerência no futebol do Estado. Da forma que está, estamos vivenciando uma ditadura futebolística e isso só vai fazer afundar o futebol capixaba. Merecemos um choque de gestão, na federação, nos clubes, para atrair patrocinadores, incentivos e torcedores. Merecemos um clube na série A, e, hoje só não estamos na quinta divisão porque ela não existe. É realmente uma decepção a situação que vivemos. O futebol capixaba está igual o presidente da nossa Federação: desacreditado e sem vencer mais nada.

    Tiago Rocha -Vargem Alta - ES

    ResponderExcluir