quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Kleber Andrade. Sempre tem um contra.

Semana passada o jornalista da Folha de São Paulo, Sérgio Rangel, esteve no Espírito Santo para fazer uma reportagem sobre os investimentos do governo nas praças esportivas e sobre a situação dos clubes capixabas de futebol. Fruto de sua pesquisa foi publicada uma matéria na edição online do jornal no dia 26(domingo). Clique aqui para ler a matéria:

A matéria assinada pelo jornalista Sérgio Rangel, diz que o Espírito Santo (excluído da Copa do Mundo e periferia do futebol nacional) vai tentar tirar uma “casquinha” da competição mundial, usando dinheiro público na construção do estádio Kleber Andrade, que após a copa ficará sem uso. Um “Elefante branco”. Ontem fui a uma palestra do Juca Kfuri, jornalista da CBN e ESPN. A posição do Juca é a mesma do Sérgio Rangel, só que este não citou o ES e sim cidades como Manaus e Cuiabá.

É claro que sempre temos que ficar de olho nas possíveis obras superfaturadas do governo e dos desvios de verbas. Mas o que mais me intriga é o fato de que sempre que parece que o futebol capixaba vai finalmente começar a andar para frente, tem alguém para puxar (ou ao menos tentar) para trás.

Outro fato importante é: nós, capixabas, também arrecadamos dinheiro para a reforma do Maracanã, que está avaliada em 1 bilhão e para a construção da nova Fonte Nova, em salvador (500 milhões), além dos outros estádios. É tudo dinheiro público e parte é dinheiro nosso. O que a população capixaba ganha com a construção de um estádio em Manaus? Em Cuiabá? Nada!

A compra do estádio Kleber Andrade pelo Governo do Estado do Espírito Santo foi um gol de placa para o nosso futebol. Foram raras as gestões do governo estadual que ajudaram o esporte capixaba, que sempre sofreu com a falta de estrutura, patrocínio e com administração irresponsável em alguns clubes e gestão corrupta na Federação de Futebol (o que vem acontecendo até hoje).

O ex-presidente do Rio Branco Atlético Clube, Kleber José de Andrade (que dá nome ao estádio em Cariacica), quando teve a idéia de construir uma arena para o Rio Branco, foi criticado e chamado de “louco” por sua “ousadia”. “Esse estádio é inviável, a obra é dinheiro jogado fora, um sonho que nunca alcançarão” disse o então engenheiro da Companhia Vale do Rio Doce. Porém, apaixonado pelo futebol e pelo seu Rio Branco, persistiu e deu início às obras que previa um estádio com capacidade para 80 mil torcedores, o que na época seria o segundo maior estádio particular do Brasil (perdendo apenas para o Morumbi). Nos anos 80 o Kleber Andrade batia recordes de público, vide a vitória do Rio Branco sobre o Vasco em 86, quando todos os 32 mil ingressos foram vendidos e mais de 40 mil pessoas assistiram ao jogo. Hoje, quase 30 anos depois da inauguração do Estádio Kleber Andrade, continua aparecendo pessoas contra a idéia. E volto a dizer, sempre que aparece algo para ajudar o nosso estado a desenvolver o nosso futebol, aparece uns e outros indo contra isso. Nós (torcedores, jogadores, jornalistas, cidadãos e apoiadores do futebol capixaba), merecemos esse estádio. Merecemos ter uma arena digna para a prática do nosso futebol. Para que torcer pelos nossos times, que é tão difícil hoje em dia no Espírito Santo, se torne mais fácil para o torcedor capixaba.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O torcedor capixaba


Com todo respeito aos torcedores de times do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e de outros estados que figuram na chamada “elite do futebol brasileiro”. Mas para mim, o verdadeiro torcedor é aquele que se identifica com o time pela sua raiz. Que ao ter conhecimento da história do clube, lembra do lugar onde nasceu, passou sua infância e os melhores momentos de sua vida. O verdadeiro torcedor não é aquele que assiste ao jogo em frente à TV, e sim aquele que vibra, que canta, que pula, que grita e que sente toda emoção nas arquibancadas vendo o seu time jogar em campo. Bate palma, bate em instrumentos, bate no peito ou abraça o torcedor do lado ao comemorar um gol.

Confesso, sou mais um capixaba criado pela influência da mídia do eixo Rio-São Paulo. Ainda criança, com meus cinco ou seis anos, passei a me interessar por futebol e me aproximei do Flamengo. Nunca fui ao Maracanã. Todas minhas emoções, ou “pseudo-emoções”, foram na frente da televisão assistindo o rubro-negro carioca vencer o campeonato estadual. Como não sou de uma família fanática por futebol, o que eu sabia do esporte era graças à TV, ao jornal, etc. Quando criança, não conhecia nada do futebol capixaba. Vez ou outra, ouvia falar de um time do Espírito Santo que se aventurava e se dava bem (ou mal) em uma competição nacional, como o Linhares em 94, a Desportiva em 93 ou o Serra em 99. Na adolescência, resolvi por conta própria ir ao estádio, na época, ainda sonhava em ir ao Maracanã, mas me contentei em pegar o ônibus Transcol e ir para Jardim América no Engenheiro Araripe. Rio Branco X Desportiva era a partida. Logo que cheguei fiquei impressionado com a quantidade de torcedores indo ao jogo. Uma invasão vestida de preto e branco, verde e grená. Comprei meu ingresso e entrei pela portaria mais próxima; a que dava acesso à torcida do Rio Branco. Por lá fiquei e de lá não quis mais sair. Aquela torcida pulando, cantando e empurrando o time me tocou de alguma forma. A torcida adversária fazendo o mesmo me incentivou a ajudar a torcida que por acaso eu havia entrado. E lá estava eu, um flamenguista pulando e gritando o nome de outro time. Naquela altura eu já não era mais torcedor do Flamengo, aliás, nunca fui. Tornei-me ali mais um apaixonado, mais um guerreiro, mais um Capa-preta. Um verdadeiro torcedor. Um torcedor capixaba.

O Capixaba Futebol Clube é um blog feito para falar sobre o nosso futebol. Sobre os nossos times. Relembrar histórias antigas, ficar por dentro dos campeonatos e do dia-a-dia das equipes e fazer uma análise dos acontecimentos recentes. Esse blog é para todos nós, capa-preta, grená, serranos, alvianil, mateense, linharense, enfim, para todos nós, torcedores do Espírito Santo. Pois afinal, somos capixabas e temos time pra torcer!