quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vai começar!

Sexta-feira (21), quando o árbitro autorizar a partida entre Rio Branco e São Mateus, às 20h, no Estádio Salvador Costa, em Vitória, terá início o nonagésimo quinto Campeonato Capixaba de Futebol. A fórmula de disputa do Capixabão 2011 continua a mesma dos anos anteriores: Os quatro primeiros colocados se classificam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta para decidir os dois finalistas. A grande mudança na edição deste ano é a participação de apenas oito equipes, devido às desistências do Rio Bananal e do Jaguaré. Também não haverá rebaixamento.

O jogo entre os dois últimos campeões capixabas abre a primeira rodada, que terá seqüência no sábado (22), quando entram em campo o atual vice-campeão Vitória e o Espírito Santo, às 16h, no Salvador Costa. No mesmo horário, o Linhares recebe o Aracruz, que volta à Série A depois de dez anos. A segunda-feira é dia de estréia para Colatina e Serra, que se enfrentam às 20h, no Justiniano Melo e Silva, em Colatina.

O Rio Branco, atual campeão, é o clube que mais investiu para a temporada. Ao todo foram dez contratações. Entre os novos nomes do elenco estão o lateral Luciano, o zagueiro Estevão, os volantes Ygor e Lewis, o meia David, e os atacantes Bruno Barbosa e Felipe. Dos novos reforços, Estevão, Lewis, David e, provavelmente, Bruno devem entrar no time titular. O capa-preta vai contar também com o meia Thiago Keller. Eleito o melhor jogador do último Estadual, atuando pelo Vitória, Thiago Keller jogou apenas alguns minutos pelo Rio Branco, na partida contra o Real Noroeste, no ano passado, quando o Brancão foi eliminado da Copa ES. Outra arma do capa-preta é o xodó da torcida alvinegra, Gil Baiano. Para o ataque, o técnico Toninho Andrade tem como opção Evando e Humberto, além dos recém chegados Bruno Barbosa, Felipe e Rodolfo. No gol, Walter, machucado, é dúvida para o inicio do campeonato. Felipe deve entrar no time titular nos primeiros jogos.

Ao lado do Rio Branco, o bicampeão da Copa Espírito Santo, Vitória, desponta como favorito ao título. O alvianil ainda sente com a saída de Fábio, titular absoluto no ataque, para o São Caetano. O técnico Fábio Henrique aposta suas fichas em Ricardo Paraíba para o ataque. Outro nome carimbado no time principal é Vitinho. Artilheiro da Copa ES 2010, o atacante é um dos principais nomes da equipe de Bento Ferreira. Se no ataque o alvianil tem um nome de referência, lá atrás não é diferente. A baliza do Vitória está muito bem guardada com Reinaldo, eleito melhor goleiro do Capixabão 2010 e uma muralha na Copa ES. No meio campo, Gugu e Rafael Dentinho devem começar no time titular ao lado dos volantes Zanini e Júnior. Quem pode pintar mais uma vez no alvianil é atacante Hércules. Herói do título estadual de 2006, quando o Vitória quebrou o jejum de 30 anos sem títulos, Hércules treina desde segunda-feira no Ninho da Águia para manter a forma. Jogando no futebol costarriquenho, o atacante ainda não acertou com o Vitória, mas se a volta para o para a Costa Rica não se concretizar, o destino de Hércules pode ser Bento Ferreira.

O São Mateus, do técnico Vevé, aposta mais uma vez em jogadores baianos. A fórmula que fez sucesso em 2009, quando o Sama foi campeão, deve se repetir. Dos jogadores da terra de todos os santos que fizeram parte da campanha há dois anos, quatro estão no elenco atual: o goleiro Robson Bahia – que defendeu o Real Noroeste na última Copa ES- os zagueiros Luciano e Fabiano e o meia Juninho. Outro bom baiano é o meia Jânio, mais uma promessa do São Mateus para o Capixabão. Também da equipe campeã de 2009, um velho conhecido e ídolo dos mateenses é promessa para este ano: Marcelo Pelé. Artilheiro do Capixabão 2007, pelo Jaguaré, Marcelo é o possível homem-gol do Pitbull, e promete balançar a torcida do Sernamby. Regílson é o outro nome do ataque do São Mateus.

O técnico Kall segue na luta tentando montar o time do Serra para o Capixabão. A base é a mesma que chegou até a segunda fase da Copa Espírito Santo em 2010. Os jogadores Rodrigo Cruz, Robinho, Ricardo, Richard e Wellington são nomes fortes no elenco. As novidades no cobra-coral ficam por conta do goleiro Giovane, do meia Richard e do lateral Matheus. Amaral, revelado no clube e com passagens pelo Vitória, é outra novidade no time. O técnico Kall ainda busca um atacante para reforçar e equipe. No entanto, o maior reforço do tricolor para o Capixabão chama-se Roberto Siqueira Costa, o Robertão. O Estádio do Robertão, palco de quatro conquistas estaduais, e interditado em 2008, vai ser reaberto. Segundo o presidente do clube, Luiz Pimentel, a volta do caldeirão serrano está marcada para o dia 12 de Março, na partida contra o Colatina.


O principal jogador do Linhares atende pelo nome de Paulinho Pimentel. Aos 32 anos, o atacante foi artilheiro por onde passou. Nos últimos três estaduais, Paulinho marcou 35 gols. Em 2008, dez pelo Vilavelhense. Em 2009 foi artilheiro da competição. 14 gols com a camisa da Desportiva. E no ano passado, 11 pelo Linhares, em 12 partidas. O homem-gol da Coruja é nome certo para brigar pela artilharia do Capixabão. Três jogadores que participaram do último estadual pelo Linhares estão de volta; os volantes Giovanny e Serginho, que jogaram a Copa ES pelo Real Noroeste, e o atacante Thiago Carioca, que estava no Boavista do Rio de Janeiro. O time da terra do cacau, treinado por Wildson dos anjos, é apontado como um dos favoritos para as semifinais da competição.

Quem corre por fora e promete surpreender é o Colatina. Na preparação para o estadual, o time venceu o Linhares, na casa do adversário, por 1 a 0 em um jogo-treino. O Colá também venceu uma seleção de jogadores de Linhares pelo longo placar de 8 a 0, e derrotou o ASA, de Angola, por 2 a 0.

Sexta-feira, a bola vai rolar!











Nenhum comentário:

Postar um comentário