terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Memórias capixabas: Dé, o aranha capa-preta


No dia 2 de fevereiro de 1986, Domingos Elias Alves Pedra, o folclórico Dé Aranha, entrava no Kleber Andrade vestindo a camisa do Rio Branco para se despedir dos gramados. O amistoso contra a seleção da Costa do Marfim, que contou com a presença de Roberto Dinamite vestindo a camisa do Rio Branco, marcava o fim da grande trajetória do carioca nascido no município de Paraíba do Sul, que se tornou um dos grandes ídolos da história do Capa-preta. Dé, que já havia passado – e com sucesso – por Vasco, Botafogo e Bangu, se despedia do clube que jogou pela primeira vez em 1983. De lá até o dia que pisou no Kleber Andrade pela última vez como jogador, foram 79 partidas e 31 gols marcados com a camisa do alvinegro capixaba.

Convidado para jogar no Espírito Santo pelo então técnico do Rio Branco Vanderlei Luxemburgo, Dé Aranha estreou em um dia especial para o Capa-preta: a inauguração do Estádio Kleber Andrade, no dia 07 de setembro de 1983, pelo campeonato estadual, contra o Guarapari. O jogo ficou 3 a 2 para o Rio Branco. “Vim ficar três meses e fiquei três anos", conta Dé.

Quatro dias após a estreia, Dé marca seu primeiro gol com a camisa do Brancão. Na partida contra o Colatina – também no Kleber Andrade –, o Aranha faz o primeiro gol da vitória por 2 a 1. O Rio Branco foi campeão capixaba naquele ano.

Em 1984, Dé continuou a brilhar pelo Capa-preta, como naquele 4 de fevereiro, diante do Cruzeiro, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Dé balançou a rede do Gigante da Pampulha duas vezes. Naquela partida, o Rio Branco venceu o Cruzeiro por 3 a 1 – o terceiro gol foi marcado por Arildo.


Em 1985, Dé Aranha comandou a equipe na conquista do estadual. Foi o artilheiro do time com 7 gols. Só contra o Vitória balançou a rede quatro vezes, não sem antes marcar contra o maior rival do alvinegro; A Desportiva Ferroviária.

A despedida

E lá se foram três anos... No dia 2 de fevereiro de 1986, estádio lotado para recepcionar e se despedir do craque, na primeira partida do Rio Branco no ano. Jogando ao lado do amigo, e ídolo cruzmaltino, Roberto Dinamite, e de outros companheiros como Vicente e China, Dé, aos 38 anos, marcou seu trigésimo primeiro e último gol com a camisa capa-preta. A partida ficou 4 a 3 para a seleção africana, mas nada que ofuscasse a estrela de Dé. A festa era dele.

O retorno do ídolo

O destino quis que Dé Aranha e Rio Branco se encontrassem duas décadas mais tarde. E o encontro aconteceu 24 anos depois de pendurar a chuteira - justamente o tempo que durou o jejum de títulos capa-preta. “Voltei movido pelo coração”, disse Dé Aranha ao chegar em Vitória em novembro de 2010 para comandar o Rio Branco no Capixabão. No jogo decisivo, contra o Vitória, o coração que trouxe o carioca de Paraíba do sul de volta ao Brancão quase não aguentou. Minutos antes do apito final, o apreensivo Dé teve que ser atendido na ambulância no Estádio Engenheiro Araripe. E no apagar das luzes, enquanto os jogadores comemoravam em campo e a torcida soltava o grito preso há 24 anos, Dé comemorou de dentro da ambulância e agradeceu a Deus. E toda torcida capa-preta agradeceu a Dé, o herói do título de 85 que voltou 24 anos depois para trazer a alegria ao time que aprendeu a amar.


“Eu cumpri a minha promessa. E só espero que o Rio Branco não fique de novo 25 anos sem ser campeão, porque se não, eu vou ter que sair nem que seja da sepultura para ver o Rio Branco ser campeão” Dé Aranha

Fotos: A Gazeta

Um comentário:

  1. Como Vai Rafael ?
    Gostaria de parabeniza-lo pela excelente ferramenta que disponibilizou para os apreciadores e praticantes de Futebol.
    Aproveito a opurtunidade para divulgar meu Site:

    www.aribianchi.com

    e meu blog:

    www.aribianchi.blogspot.com

    Tomei a liberdade de adicionar seu link em meu Site na pagina link, faça uma visita por favor.

    Abraço Fraternal.

    Ari.

    ResponderExcluir