domingo, 1 de maio de 2011

De olho na Série D!

Falta menos de um mês para conhecermos o campeão Capixaba de 2011 e representante do Estado no Campeonato Brasileiro da Série D, que começa no dia 17 de julho. Dos 40 times que vão participar da quarta divisão nacional, 30 já estão garantidos.

Confira a lista dos times já classificados

A fórmula de disputa da Série D sofreu alterações em relação a 2009 e 2010. Diferente das duas primeiras edições, quando 40 equipes foram divididas em 10 grupos de quatro times, em 2011 serão cinco times em oito grupos. Porém, assim como nos anos anteriores, apenas dois passam para segunda fase – o mata-mata.

A CBF só deve fazer o sorteio quando todos os participantes forem definidos. Mas é provável que o campeão capixaba fique no Grupo 5 ou no Grupo 6, junto com times do Rio de Janeiro, Minas Gerias e com possibilidades de um time baiano.

Confira os possíveis adversários do representante capixaba

Boa Vista-RJ

Quarto colocado no Campeonato Carioca deste ano, o time da cidade de Saquarema garantiu vaga na Série D ao derrotar o Duque de Caxias na última rodada da Taça Rio. Antes disso, o Verdão chegou à final da Taça Guanabara, quando perdeu para o Flamengo nos pênaltis.

No início do ano, a diretoria do Boa Vista anunciou que o time não participaria da Série D caso conseguisse a vaga. Segundo um dos diretores do clube, o time não iria participar pois a competição tem pouca visibilidade e os custos são grandes. O Boa Vista ainda não confirmou presença. Caso a diretoria desista da competição, o Olaria será o segundo representante carioca.


Sendas-RJ

O Sendas é um clube-empresa que pertence a uma rede de supermercado homônima da cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O “Laranja de Meriti”, que está disputando a segundinha carioca e tem grandes chances de conseguir acesso à elite, conseguiu a vaga na quarta divisão ao vencer a Copa Rio, em 2010, derrotando o Bangu na final.

O Sendas, que tem um dos melhores Centros de Treinamentos do Rio de Janeiro, mandará seus jogos na Arena Guanabara, em Araruama, que tem capacidades para 10.000 torcedores.


Vila Nova-MG

O tradicional Vila Nova, que tem 102 anos, é considerado por muitos a quarta maior força do futebol mineiro, atrás apenas do trio Cruzeiro, Atlético e América. O time da cidade de Nova Lima, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou em quinto lugar no Campeonato Mineiro deste ano. A vaga na Série D veio após um empate em 2 a 2 com o América, na última rodada do estadual.

O Leão manda seus jogos no estádio Castor Cifuentes, o Alçapão de Bonfim, que tem capacidade para 15.000 pessoas.


América de Teófilo Otoni-MG

O América da cidade de Teófilo Otoni subiu para elite de Minas Gerais em 2009, após o Rio Branco de Andradas desistir em jogar a Série A. E já em sua primeira participação na elite mineira, o Mecão chegou às semifinais fazendo boa campanha, somando seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Na semifinal, contra o Cruzeiro, não teve jeito: 8 a 1 para a equipe Celeste na primeira partida e 5 a 1 na segunda.

O estádio do América é o Nassari Mattar, que tem capacidade para 5.000 torcedores. O Dragão ganhou reconhecimento mundial em 2011 quando anunciou em seu Twitter que estava “desistindo” da contratação de Ronaldinho Gaúcho.


Equipe baiana

As chances de o representante capixaba enfrentar um time da Bahia são pequenas. Mas caso aconteça, Bahia e Feira e Vitória da Conquista serão os times baianos na competição.

O representando capixaba em 2010 foi o Rio Branco. O capa-preta se classificou para a segunda fase, sendo eliminado logo em seguida pelo Madureira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário