sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A volta do Clássico Capixaba: Rio Branco e Desportiva se enfrentam pela Copa ES
















Capa-pretas e Grenás têm compromisso para este domingo. Após mais de um ano, Rio Branco e Desportiva voltam a se enfrentar, às 10 horas, no estádio Engenheiro Araripe, para disputar mais uma vez o maior clássico capixaba, pela quarta rodada da Copa Espírito Santo. Para os ferroviários – que voltaram a comandar o futebol do clube após 12 anos – o clássico é ainda mais especial. A última vez que a Desportiva entrou em campo com o escudo da Ferroviária na camisa em uma partida contra o Capa-preta foi em 1998.

O Clássico Capixaba promete ser um espetáculo à parte, já que as duas equipes são favoritas do Grupo A. Na liderança, com seis pontos, e um jogo a menos, a Desportiva quer vencer para manter a invencibilidade e continuar 100% na competição. Em segundo lugar, com quatro pontos, o Capa-preta tenta se reabilitar do tropeço contra o Serra na última rodada, e passar o rival na tabela.

Uma disputa particular promete pegar fogo. A partida coloca dois estaques da Copa Espírito Santo frente a frente: os atacantes Flávio, da Desportiva, e João Paulo, do Rio Branco. Durante a semana, o artilheiro Flávio, que já balançou as redes três vezes, sentiu dores e chegou a ser dúvida, mas o técnico Aridelson Bianchi garantiu que ele joga. No Capa-preta, o garoto João Paulo, que tem apenas 17 anos, vem sendo o destaque alvinegro da Copa ES. João Paulo marcou dois gols na competição e foi até comparado a Edmundo pelo técnico Mauro Rosa.

O torcedor grená que estava ansioso para ver Robinho estrear pela Tiva vai ter que esperar. O atacante, principal contratação da Desportiva Ferroviária para a Copa ES, teve seu nome publicado no Boletim Interno Diário da CBF (BID) e sua estreia já era certa. Mas uma lesão muscular na coxa esquerda deve tirar o craque da partida. O garoto Vitor Visa, de 17 anos, entra na vaga de Robinho.

Já o Rio Branco perdeu uma peça do seu sistema ofensivo. O atacante Peter, que na partida contra o Serra perdeu um gol incrível, foi afastado pela diretoria capa-preta. Peter jogou apenas três partidas pelo alvinegro e passou em branco. Para o lugar dele, o técnico Mauro Rosa optou por Rodolfo.

Mas a saída de Peter não é o motivo da dor de cabeça do treinador capa-preta. Alguns jogadores do elenco não estão em condições de jogo. O volante Guaçuí, que sofreu uma entorse no joelho, na última rodada, está fora. O meia Emílio foi poupado de alguns treinamentos durante a semana. Já Caio e Ronicley, com problemas no tornozelo, são dúvidas.


O técnico da Desportiva, Aridélson Bianchi, não esconde a importância do jogo e diz que o adversário é perigoso. “É um adversário muito difícil, mas como se trata de um clássico, e o primeiro jogo depois de muito tempo, espero contar com o quem vem nos mantendo nesse bom momento, que é a superação, determinação, para tentar equiparar e surpreender o adversário”

O treinador grená, que assistiu o empate em 2 a 2 entre Rio Branco e Serra, elogiou o rival. “O conjunto deles é muito bom, todos os setores bem compactados. Estes aspectos que fazem o time ter saído atrás, em situações características do jogo, e mostrar o poder de reação muito bom. Buscou o empate e esteve próximo de virar. Estrategicamente não consigo ver um setor fraco no Rio Branco”

Últimos encontros

A última partida entre Desportiva e Rio Branco foi pelo Campeonato Capixaba de 2010, ano que o torcedor grená pretende esquecer, e que os capa-pretas, que foram campeões, certamente vão lembrar para sempre. Rebaixada, a Tiva pelo menos saiu vencedora do último confronto: 2 a 1 para o time do Jardim.

Para os ferroviários, o último encontro com o rival faz bem mais tempo. A última partida entre a Tiva Ferroviária e Capa-preta foi em 1998, pelo Campeonato Capixaba. Na ocasião, o Rio Branco venceu por 2 a 1, com gols de Tico Mineiro e Alexandre Baby.

Histórico de jogos



Rio Branco:
Reinaldo, Isaac, Marcelo, Leandro e Claudinho; Gil Baiano, Ramon (Caio), Thiago Keller e Ronicley; João Paulo e Rodolfo (Myller). Técnico: Mauro Rosa

Desportiva: Dênis; Douglas, David, Tony e Giovani Silva; Gilmar, Diogo, Arpini e Léo Oliveira; Vitor Visa e Flávio. Técnico: Aridelson Bianchi

Com informações de Gazeta Esportes e Globo Esporte/ES

Um comentário:

  1. tem como disponibilizar esses confrontos em alguma materia ou mandar por email???

    ResponderExcluir