quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1993: a última vez de um time capixaba na elite do futebol brasileiro

Com Andrade no elenco, Desportiva Ferroviária respira pela última vez na Série A


Veterano Andrade era o grande nome grená em 1994
O ano de 1993 diz muito para o futebol capixaba. Afinal, foi lá, um ano antes de a Seleção Brasileira conquistar o tetracampeonato mundial, que um time do Espírito Santo disputou a elite do futebol brasileiro pela última vez. O representante capixaba na Série A do campeonato nacional era a Desportiva Ferroviária.


Mal das pernas no Capixabão daquele ano, sem ao menos se classificar para as semifinais, a Tiva garantiu vaga no Brasileiro por ficar entre as onze melhores equipes da Série B de 92.

Entre jogadores que mais tarde iriam virar figuras conhecidas no futebol capixaba como o goleiro Dirley e o zagueiro Arildo Peçanha, um nome se destacava: Andrade. O técnico do Flamengo na conquista do Brasileirão de 2009 era a grande atração da equipe grená.  O volante Andrade, então com 36 anos, já havia feito história com seus quatro títulos nacionais, Libertadores e Mundial pelo Rubro-negro carioca. Agora, Andrade tentava brilhar no Jardim e trazer experiência ao elenco, que possuía apenas um jogador com histórico em Brasileiro.

No banco, outra figura era destaque. Não era nenhum reserva, e sim o técnico Dudu, ex-meia do Palmeiras das décadas de 1960 e 1970.

Mas nem Andrade e nem o técnico Dudu conseguiram salvar a Desportiva da modesta campanha. Em 14 jogos, sete derrotas, seis empates e apenas uma vitória. No ano seguinte, a Desportiva fez uma excelente campanha na Série B, conquistando o terceiro lugar, mas insuficiente para voltar à elite nacional.

1993: o ano do último suspiro capixaba na elite do futebol brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário