Coluna Folha Grená

Por Thiago Nunes
28/10 às 20:01

Locomotiva Grená acerta engrenagem para atropelar o Vitória

Alô nação grená! Amanhã começa um novo campeonato para nossa locomotiva grená. Sábado, 29 de outubro, às 15h, no Estádio Salvador Costa, nossa Desportiva encara o Vitória FC, no primeiro clássico da semifinal da Copa Espírito Santo. A Desportiva por ter tido melhor campanha na primeira fase da copinha, joga por dois resultados iguais. Mas no Jardim não se fala em momento algum sobre qualquer tipo de vantagem do lado grená. Pelo contrário, o técnico da Tiva, Mauro Soares, exigiu muito do seu time durante toda a semana de treinos. Mauro treinou muito, variou esquemas táticos e fez algumas alterações na equipe. "Tivemos uma semana ótima de treinos onde pude observar alguns atletas que renderam bem . Temos um adversário qualificado, dificílimo pela frente, mas confiamos no empenho e nos atributos de nossa equipe", sintetizou Nauro a Coluna Folha Grená.

O meia Léo Oliveira não joga, por que cumprirá suspensão automática. Já o volante Pablo corre o risco de não entrar em campo no jogo de amanhã por ter sido julgado na expulsão contra o Serra, onde teria que cumprir dois jogos de suspensão. Como na última rodada não houve o jogo da Tiva contra o Capixaba, tendo os grenás vencido por w.o.,  o supervisor William Silva Santos acredita que o atleta terá condições legais de atuar no confronto contra o Vitória. “Logo mais teremos a definição junto à Federação de Futebol do Estado. Encaminhamos um ofício, com embasamento e fundamentação no próprio regulamento da FES. Portanto, há 99% de chance do atleta Pablo enfrentar o Vitória.", garantiu William por telefone a Coluna Folha Grená.

Sendo assim, o treinador Mauro Soares teria menos desfalques e mais facilidade para montar o time principal da Tiva para amanhã.

No lugar de Léo, o treinador testou três atletas: Robinho,Carlos Vitor e Mark. Dos três, Robinho tem mais chances de começar jogando. Sendo assim, Arpini seria deslocado para o meio campo. Na lateral esquerda, o constante criticado Geovani santos foi sacado da equipe, sendo substituído pelo jovem Reinan, de 19 anos, e que ainda não estreou na Copinha. O jovem veio emprestado pelo Vasco da Gama ao clube grená, e treinou bem durante a semana. O jogador deve ganhar a condição de titular. “O Geovani é um bom jogador, mas o Reinan teve um bom desempenho nos treinos e devo dar uma chance ao garoto. No meio, temos o Carlos Vitor, o Mark, e Robinho que está com muita vontade de jogar. Ainda não defini a equipe, e não vou dar "armas ao inimigo" tão cedo! ", despistou Mauro.

Sem ainda estar 100% fisicamente, pois recentemente voltou de contusão, o meia atacante Rodrigo Calixto deve ser opção no banco de reservas.
  
Alambrados E Uniforme

Após a colocação quase total do alambrado no Estádio Engenheiro Araripe, a diretoria grená informou que a arquibancada do Cedtec deve estar liberada para o jogo de volta da Tiva com o Vitória, domingo dia 06/11, às 10h, com transmissão ao vivo da TV Vitória. “Estamos na fase final de acerto nas arquibancadas, na escada de saída e no muro. Já agendamos a vistoria do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Acreditamos que tudo estará pronto para o dia 6”, afirmou o presidente Robson Santana.

Amanhã a Desportiva Ferroviária deve estrear o uniforme Nº 2, a camisa predominante na cor branca, com listras grenás na vertical.









10/10 às 15 horas
Locomotiva Grená segue firme se preparando para o clássico


Alô nação grená! Semana começando e cada vez mais vai se aproximando o dia do maior clássico do futebol capixaba. Dia 15 de outubro, às 15 horas, nossa desportiva encara o seu eterno e maior rival no segundo turno da competição.

Nossa locomotiva grená lidera sua chave com 13 pontos, seguido pelo arqui rival alvinegro com apenas 11 pontos.

No sábado pela manhã, a Desportiva, em jogo treino, sapecou uma goleada de 5 a 1 em cima do sub-23 do GEL. Os gols da Tiva foram marcados por Léo Oliveira, Diogo, Robinho e o zagueiro David, duas vezes.

Na primeira etapa, o técnico Mauro Soares cobrou muita marcação e aplicação tática da equipe. O time conseguiu imprimir forte marcação, e saía em contra ataques perigosos com Robinho e Arpini, jogando bem aberto pelas pontas. O artilheiro da Tiva e da copinha, Flávio, não participou do jogo treino, pois teve que fazer uma viagem às pressas ao interior do estado, para resolver problemas particulares.

Com a ausência de Flávio, Robinho jogou ao lado de Arpini no comando do ataque grená. No meio de campo da Tiva, Suel entrou no lugar de Pablo, que não jogará o clássico de sábado por estar suspenso. Na zaga, Thiago ocupou a posição de David, que também cumprirá suspensão no domingo.

O primeiro tempo terminou 3 a 0 para a  Tiva. Na segunda etapa, Mauro entrou com um time todo reserva. A equipe principal grená formou se dessa forma: Denis, Douglas (Ygor), Thiago, Tony e Geovani Silva; Diogo, Gilmar, Suel (Welton) e Léo Oliveira; Arpini e Robinho.

Após o término da partida, Mauro Soares gostou do que viu. "O time se movimentou bem, correu bastante e conseguimos atacar e marcar com eficiência. Valeu esse teste para dar ritmo aos atletas e observar os que não vêm tendo oportunidades no time principal. A tendência é mexer pouco na equipe, mas agora temos muitas opções no banco." , concluiu o técnico grená.

O atacante Robinho se movimentou bem contra o gel. Correu bastante e fez um bonito gol. O também atacante Wélton, irmão de Flávio, participou bem do treino, criando boas jogadas ofensivas. O volante Ygor teve uma boa participação enquanto esteve em campo. Mas Mauro é cauteloso e prefere não adiantar quem serão os onze titulares da Locomotiva para o clássico contra o arqui-rival. "Temos uma semana pela frente, e muitas observações para fazer. Vamos avaliar, mas não vou fazer nenhuma definição ainda.", sacramentou soares.

O meia atacante Rodrigo Calixto segue fora, ainda se recuperando de contusão.

Alambrado e arquibancada do Cedtec

É bem provável que esta semana as obras de instalação do alambrado do lado das arquibancadas do Cedtec sejam aceleradas. O presidente da Desportiva Ferroviária, Robson Santana, no sábado, afirmou que existe tempo hábil para liberar a arquibancada para o domingo, onde ficaria a torcida grená. "Temos pessoas trabalhando, fazendo reparos no guarda corpo, e o alambrado está em condição de ficar pronto até o domingo do clássico. Esperamos que dê tudo certo para que nosso estádio possa estar em condições de oferecer segurança e um conforto maior para nossa torcida que tanto nos têm apoiado desde quando retornamos ao futebol!", afirmou o presidente ferroviário, enquanto vistoriava os funcionários trabalhando à pleno vapor no Araripe.









06/10 às 16:15
Locomotiva Grená Sub-18 quer mostrar sua força em campeonato nacional


Thiago Nogueira, técnico do time Sub-18 da Desportiva
Alô nação grená! O time principal da Desportiva Ferroviária vai bem, e muito bem, na Copa Espírito Santo 2011, líder isolado de seu grupo com 13 pontos. Mas, a Tiva não quer só mostrar que a tradição de sua equipe profissional voltou, com a retomada do futebol pelos ferroviários no meio do ano. A Tiva quer mostrar que a Locomotiva Grená também pode seguir a tradição, e atropelar seus adversários nas categorias de base.


Neste mês de outubro, a equipe sub 18 da Tiva disputará na cidade de Betim, em Minas Gerais, a Copa Sudeste sub 18. No grupo grená estará as seguintes equipes: Mateense, América (MG) e Vera Cruz.
Nossa Locomotiva sub-18 estreia no torneio dia 12/10 (quarta-feira), às 10h30 da manhã, contra o Mateense.

São duas chaves com quatro times em cada grupo. Classificam-se os dois melhores em pontuação para um mata-mata nas semi-finais. Os vencedores fazem a final no domingo 
(16/10), às 14h.

Caras conhecidas

Entre os atletas mais conhecidos do torcedor grená estão o volante Vitor Hugo, os atacantes Vitor Visa e André, o zagueiro Nando e o meia-atacante Marcelinho. Alguns deles já atuaram pelo time profissional da Tiva, como o atacante Vitor Visa e o volante Vitor Hugo.

Para o técnico grená Thiago Nogueira, que conhece bastante os atletas, a Tiva não entrará somente para participar, mas para brigar pelo título. "Estamos realizando um grande trabalho com essas jovens promessas na base, e muitos já foram até convocados para as partidas do time profissional na Copa ES. Respeitamos todos os nossos adversários do grupo, mas não vamos a passeio para Betim. Queremos muito voltar com o troféu na bagagem", garantiu Nogueira.

A delegação sub 18 da Tiva viaja na segunda (10/10) para Betim.










No Robertão, a Locomotiva Grená não tomou conhecimento do veneno da Cobra-Coral
Charge do blog Locomotiras



Alô nação grená! Foi muito, mais muito melhor que o esperado. Na noite da última sexta-feira, a nossa Locomotiva Grená não tomou conhecimento do veneno da cobra coral, e em noite inspirada do volante Gilmar, que marcou dois gols, o time grená sapecou 4 a 1 pra cima do Serra. 

Com o resultado, a Tiva passa a liderança isolada do grupo a da copinha, com 13 pontos, cinco na frente do longínquo segundo colocado, o arqui-rival Rio Branco. Na próxima rodada, a Desportiva folga, só voltando a campo no clássico contra o rival alvinegro, no domingo, dia 16 de outubro, às 10h, no Araripe.


Mas lá no Robertão, em Serra Sede, a noite foi quente! A temperatura já estava fervendo do lado de fora do estádio, nos arredores do ninho da coral. Confusão entre próprios torcedores do serra, e depois briga entre torcidas organizadas dos dois times, já anunciavam que dentro das quatro linhas a noite seria de alta temperatura.

Início da partida, e logo aos 15 minutos, num lindo chute de fora da área, o volante e capitão grená Gilmar fez 1 a 0 para a Tiva.

Após o gol, o Cobra-Coral serrano tentou timidamente jogar de igual para igual. Num lance despretensioso, o jogador serrano Gilcimar arriscou de fora da área e o goleiro da Tiva Dênis falhou, cedendo o empate ao tricolor serrano, 1 a 1.

Mas a Tiva, que era mais time, e muito mais bem armada em campo, jogava de forma organizada o tempo todo. No final da primeira etapa, Arpini recebe bom passe do meia Léo Oliveira, se livra da marcação e bate seco fazendo 2 a 1 Tiva.

O Serra, descontrolado em campo, partia para a violência. Após troca de empurrões e discussão, o volante grená Pablo e o lateral tricolor Matheus foram expulsos.

Na volta para a segunda etapa, a Desportiva mantinha seu ritmo de jogo ordenado. Não demorou muito para Gilmar, em noite inspirada, fazer o terceiro da Tiva. E logo depois, o artilheiro Flávio não poderia passar em branco. Fez o 4º gol grená, fechando a tampa e tudo o caixão da Cobra-Coral serrana. Agora, Flávio se isolou mais na artilharia da Copa ES, somando seis gols.

Fim de papo, 4 a 1 para a Tiva, guerra dentro de fora do estádio, infelizmente,mas valeu e muito! Serra praticamente eliminado no grupo, e a nossa locomotiva grená consolidando cada vez sua classificação rumo à fase final da Copa ES 2011.

Ao final da partida, o iluminado capitão Gilmar era só felicidade: "estava faltando fazer um gol, e tive a felicidade de fazer dois. Cheguei a comentar com alguns torcedores que estava arriscando, mas o gol não saía e hoje enfim saiu, e dois de uma vez. O grupo está de parabéns por mais esta vitória, ainda mais jogando aqui no Robertão, onde sempre é difícil enfrentar o time deles!", afirmou o capitão-artilheiro Gilmar.

A Locomotiva Grená retorna aos treinos nesta segunda -feira, à partir das 14h. Para o próximo jogo, no dia 16 de outubro, contra o maior rival grená, o volante Pablo e o zagueiro David, expulsos na goleada sobre o Serra, cumprirão suspensão.    







22/09 às 15:50
Mauro Soares é o novo comandante da Desportiva


Mauro Soares sendo apresentado na Desportiva Ferroviária
Alô nação grená! Após algumas horas que se passaram da demissão do técnico Aridélson Bianchi, a Desportiva Ferroviária já têm um novo técnico. Ele é Mauro Soares, ex-jogador do clube e que teve uma passagem como treinador pela equipe serrana do GEL, em 2008.


O Mauro Soares sempre foi o meu grande ídolo na Desportiva. Comecei a torcer para a Desportiva em 1991, época do auge do futebol do Mauro Soares na Tiva, e vibrava das arquibancadas com os dribles, o futebol elegante e os gols que o Mauro já fez com a camisa grená. Sempre comentava com muitos grenás que um dos meus sonhos era vê-lo treinando a Desportiva um dia, principalmente depois do seu brilhante trabalho com o Grêmio Laranjeiras, em 2008. Cheguei a dizer pessoalmente isso para o Mauro um dia, num jogo do nosso sub-17 em que eu o encontrei nas dependências do Araripe. Lembrei com saudades daquele jogo Desportiva 4 x 3 Remo, em 1992, que eu ouvi pelo rádio, onde ele fez um golaço na nossa virada histórica em Belém.


Boa sorte ao Mauro Soares, que seja novamente bem vindo ao Jardim! Mesmo discordando de algumas atitudes de nossa diretoria, sobre a demissão de Aridélson Bianchi, segue a vida na Desportiva, e que as vitórias voltem, agora sobre a batuta de Mauro Soares!








21/09 às 21:45

Saída de Aridélson Bianchi da Desportiva: “Nossa atual diretoria, com "prioridades forrozeiras", está se lixando para o futebol do clube.”


Aridélson Bianchi em seu último jogo pela Desportiva

Alô nação grená! Mais uma vez o futebol grená dá uma mostra do amadorismo e da incompetência de quem tem o poder nas mãos! Na manhã de hoje, em última e derradeira reunião com a diretoria grená, Aridélson Bianchi não é mais o treinador da desportiva ferroviária. Ele foi demitido nesta manhã, após um longo encontro com a cúpula de futebol grená. Para o domingo contra o Vilavelhense, as 10h da manhã no Araripe, o time deve ser comandado pelo preparador físico Wallace Pessanha, até a diretoria acertar a contratação de um novo técnico. Nomes como Fábio Henrique que já treinou a Tiva em 2007, e o de Marcos Nunes surgiram com força nos bastidores grená. Este último, não goza de prestígio com a torcida grená, e foi um dos principais aliados do canalha Marcelo Villa-forte durante a bizarra década da Desportiva Capixaba S/A.


Sobre a demissão, Aridélson não quis falar muito "Fui demitido, e agora é deixar o clube. Lamento demais esta decisão, e mais pelos atletas e torcedores que sempre me deram total apoio incondicionalmente. Um muito obrigado à todos!", disse Bianchi ao Folha Grená.

Lamentavelmente, essa é mais uma de muitas atitudes covardes da diretoria grená, que se perdeu e foi engolida num processo de ingerências e desmandos no clube. O presidente Robson Santana demonstrou com esta atitude um total despreparo e falta de bom senso no futebol da Desportiva. Não há de se questionar o trabalho de Aridélson. Vinha tendo bons resultados, tinha o aval do grupo, e capacitou a equipe grená calando muitos críticos. Só não conseguiu calar aqueles que se escondem por trás de cargos e posições no clube, e que desde sua contratação, já estavam dispostos à minarem o trabalho de Aridélson.

Sobre a estrutura, as bolas, e as situações que só quem conhece o ambiente da Desportiva sabe, continuarão da mesma forma, já que a nossa "sábia" diretoria permanecerá fazendo os mesmos esforços para melhorar as condições de trabalho para o próximo treinador, ou seja: nada!

O nome e o escudo agora é: Desportiva Ferroviária! Mas as atitudes continuam da mesma forma que na era Villa-forte: unilaterais e magnânimas! A cada dia que passa, Robson Santana e sua trupe continuam se isolando cada vez mais, achando que retomaram o futebol do clube para si mesmos, e brincam de fazer futebol profissional. Nem o respeito à opinião do torcedor têm acontecido, mesmo após a principal torcida organizada do clube, a Grenamor, mediante nota de sua diretoria nas redes sociais, ter se manifestado contra a saída do treinador Aridélson Bianchi.

É nação grená, começamos tão bem dentro de campo, e fora dele cada dia mais focos de incêndio minavam o trabalho do time e do treinador Aridélson. Lamentavelmente, nossa atual diretoria, com "prioridades forrozeiras", está se lixando para o futebol do clube.
Continuarei torcendo pelo time da Desportiva Ferroviária, já que técnicos, jogadores e cartolas passam, mas o meu amor pelo time nunca morrerá! Pelo contrário, essas atitudes insanas de quem está no comando atual do clube, só me inflamam para me opor a qualquer tipo de covardia e omissão de quem está no poder. Hoje o futebol do clube não pertence à um único mandatário. O futebol grená é de todos nós, que amamos essa cor grená incondicionalmente!







14/09 às 18:10

Locomotiva Grená focada no próximo jogo

 Ari Bianchi, técnico da Tiva (foto: gazeta)
Alô nação grená! Locomotiva Grená seguindo invicta na copinha por enquanto... E domingo, mais um desafio para os grenás: o time do capixaba, as 10h no estádio Engenheiro Araripe.


No clube, mesmo com a excelente campanha, não há clima de oba-oba entre comissão técnica, diretoria e jogadores. Muito pelo contrário: a determinação é que o time continue com a mesma pegada, e consiga mais três pontos na próxima rodada.

Para o técnico Aridélson Bianchi, a semana será de muito treino e dedicação, e cuidados com o adversário do interior. "Temos mais um adversário para encarar nessa nossa caminhada. Temos que corrigir erros que cometemos no clássico de domingo, e ver com o departamento médico se já poderemos contar com os atletas que apresentavam lesão. Teremos que ter respeito e o máximo cuidado com o time do capixaba, para não sermos surpreendidos.", ponderou Bianchi, que recebia palavras de incentivo de alguns torcedores durante o treino de ontem no jardim.

Entregues ao departamento médico, os jogadores Rodrigo Calixto, Robinho e Douglas, provavelmente retornam ao time contra o capixaba no próximo domingo.

O meia Rodrigo Calixto, que estava com um edema na panturrilha, acha que pra domingo já poderá estar à disposição do técnico Ardidélson Bianchi.”Praticamente não sinto mais dores na região. Fiz muito trabalho de fisioterapia, e não vejo a hora de voltar e ajudar o time. Mas quem escala é o professor Aridélson, e vou aguardar o parecer do médico!”, disse Calixto, que fez seu primeiro gol com a camisa grená na vitória contra o serra, e depois do gol se contundiu.

A lateral esquerda da equipe ainda é uma preocupação do treinador grená Aridélson. Dos três jogadores da posição, dois foram testados e não renderam o esperado. O técnico Bianchi opinou. “É uma posição que ainda está carente. Testamos o Geovani Silva contra o Serra, e o Geovani Belon contra o Rio Branco no último domingo. Nenhum dos dois tiveram bom aproveitamento. Mas vamos ver os treino da semana, e ainda temos o Reinan, que já deve estar regularizado para a próxima rodada.", disse Ari Bianchi.

Hoje pela manhã, os jogadores farão um treino tático no jardim.


__________________________________________________________________________
09/09/2011 às 14:18
Um campeonato para ser esquecido. Um clássico para guardar na memória!

Alô nação grená! Na semana do maior clássico do futebol capixaba, nada melhor do que relembrar um grande triunfo grená contra o nosso maior rival. Era o ano de 2002. Se o campeonato daquele ano é para ser esquecido, pois caímos para a segundinha capixaba , realizando campanha tão pífia quanto à do ano passado, ainda nos tempos de "Desportiva Capixaba", um jogo em especial eu guardo com carinho na memória.

Dia 30 de março de 2002. Parti para o estádio Kléber Andrade, ex - campo do nosso rival. Os Capa-pretas realizavam grande campanha naquele ano, que culminaria com um vice campeonato deles naquele ano, sendo batidos na final pelo emergente time do alegrense.

Durante a semana, muitas provocações, declarações do lado alvi-negro dizendo que atropelariam a Tiva, que seria só um confronto com o lanterna da competição, etc.

Enfim, jogadores grenás entraram mordidos em campo, e a torcida grená, que sofria com um time nada compatível com a tradição do clube, se agarrava na oportunidade de vencer o rival, e tirar um sarro no dia seguinte.

Começa a partida. A Tiva entra em campo com o uniforme reeditando a camisa listrada de 1998, naquela brilhante campanha na Série B nacional. Uma pena que só a camisa lembrava aquele time, já que os atletas em nada faziam a torcida recordar a equipe aguerrida de tempos...

Me lembro que sempre jogávamos bem contra eles no Kléber Andrade. O jogo começou truncado, mas aos poucos a Tiva começou a mandar na partida. Num dado momento da primeira etapa, o volante Jorge da Desportiva, desfere um fortíssimo chute quase da intermediária e a bola estufa a rede rival: a vibração era imensa na arquibancada grená. Do outro lado, o rival arrogante não acreditava no que estava acontecendo.

Até que os Capa-pretas tentaram reagir. Eles tinham um time mais experiente, onde se destacavam os veteranos Marcelo Cabeção, Marcos Roberto e o lateral Fábio Henrique, esse mesmo que foi bicampeão da Copa ES treinando o Vitória FC. Mas esbarravam num time grená motivado e brioso.

A Tiva, com uma equipe jovem, e cheia de problemas de estrutura, faria naquele dia, sua melhor partida na competição, na qual culminou com a única vitória do time no Capixabão daquele ano. Destaques para o goleiro Merivaldo, o volante Léo Gonçalves e o meia Andrezinho.

Agora é Ferroviária!
Hoje, a história é um pouco diferente. A Desportiva Ferroviária, que com um trabalho pé no chão, e na humildade, vêm surpreendendo, fazendo no presente momento uma campanha superior à do nosso rival. Porém, clássico é clássico! É onde as duas forças se equiparam, e o clima de favoritismo acaba quando o juiz apito o início da partida. Desportiva x Rio Branco é assim: estou contando as horas para mais um clássico, um jogo que mexe com os sentimentos de cada torcedor, seja grená ou capa-preta! Que vença o melhor em campo! E que esse melhor, seja a minha Tiva
____________________________________________________________________

08/09/201, às 9:34
Mistério grená: locomotiva não revela escalação para o clássico de domingo! 


Ari Bianchi não revela o time Foto: Tv Tribuna.
Alô nação grená! Cada vez mais se aproximando o dia da grande emoção do nosso futebol: é domingo, as 10h, no estádio Engenheiro Araripe, o confronto mais aguardado da Copa Espírito Santo : Desportiva x Rio Branco!

E semana de clássico é repleta e provocações, discursos de superação, e também muito mistério.

Na desportiva, o técnico Aridélson Bianchi testou várias formações para o clássico de domingo. O volante Almiro e o atacante Robinho, chegaram a treinar entre os titulares. Porém, no treino de ontem, Robinho sentiu a coxa e pode ser dúvida para domingo. O volante Almiro, que vinha treinando com o grupo, também depende de sua inscrição na competição para ser escalado contra o maior rival grená.
Mas a lateral esquerda grená é a grande dúvida para Aridélson. Ele tem à sua disposição três atletas brigando por uma vaga em boas condições físicas e técnicas: Geovani Silva, Geovani Belon e Reinan Araújo. “Eu já estou com a cabeça no clássico desde o término do jogo contra o Serra. Estou avaliando a equipe, fazendo algumas observações, mas não vou dizer ainda quem vai à campo contra o nosso rival. Tenho até o sábado para definir a equipe”, ponderou deixando um "mistério no ar", o técnico Bianchi.

No sábado pela manhã, a partir das 8h30, a Tiva fará um treino recreativo aberto para a torcida grená, onde os jogadores sentirão o carinho e o incentivo da torcida mais próximos, para entrarem com o moral elevado no clássico. O volante e capitão da equipe Gilmar, falou sobre o carinho da torcida “Nossos torcedores já estão nos apoiando incondicionalmente, e temos sentido isso nos jogos. Esse apoio deles é muito importante para nos dar um força a mais para enfrentar nosso adversário no domingo!”, disse Gilmar, jogador bastante identificado com o clube grená.

Torcedores grenás, principalmente das organizadas da Tiva, marcarão presença no treino de sábado. O presidente da torcida organizada Grenamor, Alexsandro Amaral, garantiu a presença, mas ressalta que não há clima de "oba oba" na torcida “conversamos com a diretoria e o treinador Aridélson, e pedimos a liberação para acompanharmos o último treino da equipe antes do clássico, como sempre fazíamos antigamente. Queremos mostrar que a torcida está com eles, passar essa energia para a equipe, mas sem clima de "oba oba" ou favoritismo. Porém, esperamos uma vitória em cima do nosso arqui rival, para a festa domingo ser mais bonita!”, acrescentou Amaral.

Hoje pela manhã, os atletas grenás farão academia. Na parte da tarde, as 14h30, treino técnico - tático no Araripe.
_________________________________________________________________________

Emoção grená: torcedores da Tiva falam sobre o maior clássico do futebol capixaba!

A volta da velha rivalidade: Desportiva Ferroviária x Rio Branco jogam neste domingo dia 11/09, as 10h, no Estádio Engenheiro Araripe.
Alô nação grená! Semana de muita expectativa para o maior clássico capixaba , Desportiva x Rio branco. Neste domingo, dia 11/09 as 10h, será uma manhã de muitas emoções no estádio Engenheiro Araripe. Além do clássico poder decidir a liderança do Grupo A da Copa ES, o mais charmoso clássico está de volta, desta vez "completo", já que hoje a Desportiva que irá à campo é a nossa tradicional Desportiva Ferroviária. E com isso, muitas lembranças e histórias voltam nas memórias dos torcedores grenás.

Um torcedor em especial, meu pai, Odemar Nunes, de 63 anos, guarda uma forte lembrança deste grande clássico, na década de 60: " Vim de Itaperuna/rj para vitória para estudar, onde morei em Jucutuquara com meu falecido tio, bem próximo ao antigo estádio do Rio Branco. Era o ano de 1966, e tinha um grande jogo Desportiva x Rio branco. Fui com meu tio assistir. Não conhecia ainda os times daqui, mas o futebol daqui era forte naquela época, sem nada a dever aos grandes centros. O Gov. Bley lotado, a Desportiva tinha apenas 3 anos de fundação, mas já tinha um grande grupo de torcedores. Quando vi a Tiva entrando em campo, me encantei com a camisa grená, e vi um grande time vencer o Rio Branco, por 2 a 0, com dois gols do Maurélio, que jogava muito. Passei a ser torcedor da Tiva a partir daí, até hoje!” - completou.
Um clássico como Desportiva e Rio branco, sempre é recheado de grandes ingredientes: muita luta dentro de campo, garra, entrega, lances bonitos, belos gols... Mas se dentro de campo é um show à parte, nas arquibancadas, a torcida também dá espetáculo.

A torcedora grená Deusenir de Souza, que já foi integrante da extinta torcida Gigante Grená nos anos 80, relembra com saudosimo dos dias de clássico. “A gente ficava ansiosa, mesmo não decidindo título com eles. Era muito bom, ir com a torcida, fazer batucada, os foguetes. A rivalidade era grande, principalmente por que ganhar do rival era sempre gostoso. Mas sem violência!”, ressalta a torcedora que continua acompanhando a Tiva, mesmo sem a facção organizada.

Outro que se lembra do clássico com emoção, é o empresário e torcedor grená João Victor rocha, de 28 anos, ex - integrante da também extinta torcida Inferno Grená “Era um jogo, que nossa torcida ia em peso. Lembro que a gente sempre aprontava pra eles no Kléber Andrade. Em 2002, só ganhamos um jogo no campeonato, e foi em cima deles”, lembrou João que chegou a ser diretor da torcida Inferno Grená.


Torcedores de uma das mais representativas e talvez a mais tradicional e fiel das torcidas organizadas da Desportiva Ferroviária, a Grenamor, também comentaram sobre o clássico. O atual presidente da Grenamor Alexsandro Amaral, recorda com carinho de grandes momentos vividos neste duelo, e fala sobre a expectativa. "Fui em vários clássicos, e é sempre uma emoção diferente viver este jogo. É uma semana que demora a passar, uma grande ansiedade. A Grenamor sempre fez uma festa bonita nas arquibancadas, mesmo quando o time não vai bem na competição. sempre em prol do nosso clube.
Um integrante mais jovem da Grenamor, o estudante Raul Nossa, de 18 anos, não chegou a ver um clássico entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco, mas se recorda com emoção da última decisão em 2008, na época Desportiva Capixaba “Eu comecei a torcer em 2008, e debutei no Desportiva x Rio Branco, que decidiam a Copa Espírito Santo daquele ano. Foi muita emoção ganhar deles, ver a torcida grená lotar o estádio. Tínhamos um grande time, com Wálter, Kiesa, Paulinho Pimentel. Ganhar deles sempre é bom!,” frisou Raul.

Independente da rivalidade e das provocacões, o importante é poder vibrar e torcer pelo time do coração. E mais ainda, é ver os dois maiores clubes do nosso futebol, fazendo mais um grande clássico para entrar para a história!

_________________________________________________________________________

Locomotiva Grená focada no clássico
O Técnico Ari Bianchi quer a Tiva focada no clássico

Alô nação grená! Semana decisiva no jardim, véspera do maior clássico capixaba de todos os tempos. Nossa Locomotiva Grená intensificará os treinamentos para entrar 100% contra o nosso maior rival no próximo domingo.
A prioridade no clube é recuperar alguns atletas lesionados. Em franca recuperação, estão o artilheiro Flávio, o lateral direito Douglas e o meia atacante Rodrigo Calixto. Segundo o departamento médico grená, apesar das dores e incômodos que os atletas vêm sentindo, nenhum deles deverá ficar de fora no próximo desafio. O técnico Aridélson Bianchi pretende apertar o ritmo de treinos esta semana para a locomotiva não sair dos trilhos: "Vamos trabalhar dentro do nosso cronograma, se possível em dois períodos ( manhã e tarde). O trabalho físico na academia está acontecendo, e já vemos uma melhora do condicionamento físico dos atletas. Quero poder contar com todo nosso grupo à disposição para o clássico!", afirmou Bianchi a coluna Folha Grená.

Os recém chegados, o meia Carlos Vitor e o volante Maxswel, oriundos de Figueirense (SC) e Villa Nova (MG) respectivamente, já treinam com o grupo. O técnico Aridélson também já pode contar com o atacante Robinho, com a documentação regularizada, e que mesmo sentindo um desconforto muscular, vêm treinando regularmente com o grupo.

Quem vêm surpreendendo nos treinos é o recém chegado lateral esquerdo Reinan Araújo, vindo das categorias de base do Vasco. Bem fisicamente, o jogador treinou com desenvoltura e pode ganhar uma chance de estrear logo no maior clássico capixaba. “Estou à disposição do professor Aridélson. Seria maravilhoso estrear neste que é um jogo de muita rivalidade. Mas o treinador é quem decide! ", enfatizou o jovem Reinan.

Estádio Engenheiro Araripe
O clube pretende se movimentar esta semana, para a liberação da arquibancada do antigo colégio Eliezer Batista, onde possivelmente ficará a torcida grená. Apesar das inúmeras exigências do Corpo de Bombeiros, tudo caminha para uma solução até o fim desta semana, conforme afirmou o supervisor da desportiva ferroviária, William Silva Santos. "Estamos providenciando os reparos para liberamos a arquibancada do cedtec, que pretendemos conseguir até o fim desta semana. A instalação do alambrado, que houve um atraso, também deve estar concluída uma parte até a quinta-feira.”, argumentou o supervisor de futebol grená.

O maior clássico do futebol capixaba, a grande rivalidade está de volta: Desportiva Ferroviária x Rio Branco se encaram no próximo domingo, dia 11/09, as 10 da manhã, no estádio Engenheiro Araripe! Vamos lá nação grená, lotar o Araripe, e empurrar nossa Locomotiva Grená para cima do nosso rival!